top of page

Stress no cão e como resolver

Como os humanos os cães também sofrem de stress. Como os humanos este stress pode ter variadas causas.

As causas mais comuns de stress no cão são medos/desconfortos, como uma ida ao vet ou um local desconhecido. Situações passadas também podem ser traumatizantes para os cães e podem desencardiar demonstrações de stress, como um cão que sofreu maus tratos físicos ficar desconfortável quando vê alguém levantar a mão ou um pau etc.

Mais que as causas é importante perceber os sinais que mostram esse stress/desconforto no cão para podermos evitar mordidas ou fugas. Sim, um cão stressado se pressionado irá reagir. Normalmente essa reacção é o típico "fight or flight" (lutar ou fugir). Culpa do cão? Não, claro, culpa nossa que não lemos os sinais...


Definição da palavra

Para compreender o que queremos dizer com stress aqui fica a definição da palavra de acordo com o dicionário online Porto Editora "Infopedia.pt" .

stress

  • Conjunto de perturbações psíquicas e fisiológicas, provocadas por agentes diversos, que prejudicam ou impedem a realização normal do trabalho

  • tensão, pressão

Sinónimos: tensão


O que causa?


O stress no cão pode ter várias origens/causas pode ser. As mais comuns são:

  • Medo. Um cão assustado é sempre um cão em tensão/stress. Esse medo pode ter as mais variadas causas e é algo sempre a ser trabalhado pelo dono. Um cão assustado é um ser bastante imprevisível sendo assim quase sempre um cão perigoso.

  • Dor. Um cão com algum tipo de dor (doença, trauma, etc.) vai estar sempre mais stressado que o normal;

  • Solidão (Ansiedade de separação). Os cães são animais sociais e naturalmente uma matilha não se separa, estar longe dos donos é muitas vezes um enorme motivo de stress para o cão, podendo inclusive causar comportamentos destrutivos como roer o comando da TV ou fazer xixis fora do local comum;

  • Social. Um cão que não tenha sido bem socializado com pessoas e outros animais terá tendência para simplesmente não o saber fazer. Isso causa tensão e pode despoletar comportamentos agressivos;

  • Mudanças na rotina.O cão gosta de ter uma rotina, ele sabe a "hora" de dormir, comer, passear, etc. Mudanças nesta rotina ou mudanças mais drásticas como a mudança de residência por exemplo podem causar um grande stress no animal;

  • Adições ou perdas na família. A família é para o cão a sua matilha. A morte de membro dessa família irá causar não só tristeza como tensão no animal. O mesmo acontece com a adição de um novo membro à família, seja humano ou animal, esse novo membro irá mudar as interações familiares alterando assim a rotina do cão.

  • Stress do dono. Estudos mostram que os cães reagem ao nível de cortisol (chamada hormona do stress) nos donos. Assim um dono stressado provavelmente irá causar um cão stressado.


Principais sinais de stress


"Andar de um lado para o outro"

Por exemplo, aquele comportamento que observamos em muitos animais de zoo, aquele lobo que anda de um lado para o outro constantemente na sua jaula. Nos cães é muito comum observar este compormento num cão que está agitado por algum motivo.

Sacudir

Aquele sacudir assim que chega ao chão depois de estar na marquesa do veterinário

Bocejar

Um bocejo num cão não significa sempre que ele tem sono. Um cão nervoso também boceja frequentemente. Este bocejar nervoso normalmente é mais intenso (quase exagerado) do que o bocejar normal.

Babar ou lamber

Quando um cão está extremamente stressado há quase sempre um aumento na produção de saliva. Um cão nervoso ou assustado também irá normalemnte mostrar o comportamento de lamber os lábios. O lamber obsessivo também é quase sempre um sinal de stress.

Vocalização e postura corporal

Se o cão estiver desconfortável ou tenso com alguma situação irá mostrar normalmente claros sinais a sua linguagem corporal e também pode ladrar ou ganir. Aquela patinha levantada ou a cauda escondida entre as patas traseiras são óbvios sinais de stress. Todo o seu corpo pode também apresentar uma postura mais rígida. As orelhas e os olhos também mostram normalmente sinais, por exemplo as pupilas dilatadas ou orelhas "coladas" para trás.

Arfar

O arfar também é um sinal muito comum num cão stressado. Se o cão não tem condições médicas especificas e não esteva a fazer exercício físico durante os últimos 20 minutos debaixo do sol quente, o seu arfar será provavelmente sinal de tensão.

Funções fisiológicas

Os xixis e cócós do seu cão são óptimos indicadores de stress. Depois de uma situação stressante é normal o cão ficar com fezes mais moles ou até diarreias, é também extremamente comum um cão assustado ou nervoso urinar no local, por exemplo quando aborda ou é abordado por um desconhecido. A libertação de gases ou a obstipação também são sintomas extremamente comuns de um cão stressado.

Perca de pelo

Este é um sinal menos comum e mais difícil de detectar. Comum vermos mais pelo pela casa com a chegada de um bebé humano ou mudança de casa. É também comum acontecer que o cão perde mais pelo enquanto está em locais novos ou desconfortáveis como um parque canino novo ou o veterinário.


O que fazer?


A resolução do problema não é tão fácil como identificar o problema. Se o seu cão sofre de stress, primeiro é preciso identificar a causa desse problema.

Se ele está constantemente stressado é preciso primeiro consultar um veterinário e garantir que não há nenhum motivo médico para esse stress. Depois procure um treinador/escola certificado/a que possa ajudar a avaliar o problema.


Para lidar com o stress no momento, encontre um local calmo onde ele se possa acalmar e resista à tentação de o reconfortar, pois irá estar a "elogiar" a reacção do cão, a confirmar que aquela é a atitude a ter no futuro. Se quer mimá-lo primeiro faça-o "sair daquele estado" usando uma actividade alternativa que ele esteja familiarizado como o "senta" ou o "junto", por exemplo, estas actividades irão não só distrai-lo como confortá-lo pois são normais e seguras para ele.

Na Cães do Oeste trabalhamos regularmente na resolução de variados problemas comportamentais. Contacte-nos para mais informações.
Na Cães do Oeste trabalhamos regularmente na resolução de variados problemas comportamentais. Contacte-nos para mais informações.

Como com os humanos, exercício físico pode ser uma optima ferramenta para reduzir o stress. Actividades físicas como brincar com o cão ao "busca" ou vários passeios regulares podem ajudar um cão a descontrair.

No geral, um cão cansado é um cão feliz. Passeie diariamente com o seu cão, socializar o seu cachorrinho com tudo e todos de forma controlada e segura, ou habituar um cão gradualmente ao seu novo companheiro,são óptimas formas de prevenir problemas de stress do seu melhor amigo.


 

Bibliografia:

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page