top of page

Resumindo métodos de treino

Bem como devem imaginar há 501 métodos de treino animal diferente e todos os dias são "inventados" novos.

No entanto há 3 tipos de método gerais em que quase todos podem ser incluídos. São eles:

  • Método coercivo;

  • Método clássico;

  • Método positivo.


Claro estou a ser muito muito generalista e há muita coisa "out side the box", mas no geral todos eles vão dar a estes 3.

Para além disso, na minha opinião, hoje em dia pode-se considerar os métodos "coercivo" e o "clássico" como muito basicamente a mesma coisa, sendo apenas o segundo um pouco mais "soft".


Origens do treino canino


O treino canino é algo relativamente recente. Devemos este trabalho com os nossos melhores amigos a nomes como Pavlov e Most por exemplo. O prémio Nobel de fisiologia ou medicina de 1904, Ivan Pavlov, trabalhou sobre o condicionar de comportamentos/reacções que influenciou em muito o treino animal. Pavlov, resumidamente, mostra-nos que havia uma reacção inata nos cães em relação por exemplo a certos sons, como o som da tigela do comer provocar salivação. Era ainda possível condicionar essas reacções a várias situações tanto positivas como coercivas.

Assim e junto com o trabalho do coronel Konrad Most, com o seu trabalho prático no treino de cães policia e por exemplo a publicação em 1910 do livro "Training Dogs - Manual", nasce o treino canino como o conhecemos hoje.

Estes trabalhos são bastante pesados e coercivos, baseando-se em experiências hoje consideradas cruéis e em bastantes correcções físicas.

Com o evoluir dos tempos aparecem em cena pessoas como William Koehler e o seu livro "The Koehler Method of Dog Training" e evolui também a forma de treinar/condicionar os nossos animais, fazendo a transição de simples animais de trabalho para verdadeiros animais de estimação, o treino positivo.


(Mas as origens do treino canino é tema para outro dia)


Designação e diferenças dos 3 tipos de método


Método Coercivo

Consiste principalmente no condicionamento pela negativa. Sendo sempre focado na correcção física e psicológica do cão. Sempre que o cão erra é severamente castigado. Mais cedo ou mais tarde o cão compreende que estes comportamentos e acções irão causar castigos/correcções evitando assim esses comportamentos.

Este método nunca deve ser usado. Se resulta? Talvez... Mas, na nossa opinião, cria ansiedade, agressividade e é pura e simplesmente cruel, havendo muitas outras formas menos violentas de condicionar o nosso cão.


Método Clássico

Método usado/criado por Konrad Most, é ainda hoje muito usado em muitas escolas e no treino de animais policiais e militares. Consiste na correcção física e verbal sempre que o cão erra e no elogio verbal sempre que o cão exibe o comportamento certo.


Método Positivo

O método positivo por assim dizer não existe, existem sim vários tipos de treino que optam por "esquecer" o mau e usar sim a associação de certos comportamentos positivos a biscoitos, festas, brinquedos, elogios ou a qualquer tipo de estimulo positivo.

As primeiras pessoas a usar e provar o reforço positivo foi talvez Marion Bailey e Keller Breland com o seu trabalho de "clicker" usado nos seus cães de pastoreio e o trabalho com a Canine Companions for Independence e os cães de assistência, assim como o trabalho com o treino de mamíferos e aves para fins militares e comerciais.

A grande vantagem do treino positivo é a relação dono/cão deixando de ser apenas uma relação de trabalho chefe empregado mas sim para uma verdadeira relação familiar com amor, carinho, sensibilidade e compreensão. O fundamento base é divertirmos-nos com os nossos cães, mostrar-lhe objectivos e como atingir os mesmos em vez de castigar o cão por não compreender o que se pretende dele. Sem duvida os métodos que aconselhamos e sem dúvida a forma como temos visto melhores resultados.

 

Como já disse anteriormente este é apenas um resumo muito resumido sobre o tema (que é bastante polémico e susceptível a discussões) com base na nossa opinião.


Não acreditamos que haja apenas 1 forma certa de treinar um cão, há sim indivíduos e é preciso adaptar o método de trabalho a cada individuo e a cada dono. É importante no entanto fugir aos métodos coercivos baseados no castigo e olhar principalmente para o amor e diversão que temos pelos nossos cães e os nossos cães têm por nós, isso, é meio caminho andado!



222 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page