top of page

Perdemos a nossa princesa Arya

Olá pessoal, hoje temos as piores noticias.

Partilhamos este triste acontecimento convosco pois nunca é demais lembrar que todos os cuidados são poucos com os nossos meninos caninos e não devemos descartar o nosso instinto, se acham que algo não está bem, por insignificante que pareça consultem o vosso veterinário.

 

Aqui à umas semanas a Arya teve umas diarreias estranhas, mas roer/comer tudo e mais alguma coisa sempre foi o nosso calcanhar de Aquiles com ela, então com o uso de um vulgar "suplemento" "curámos" a diarreia e a situação passou. De um dia para o outro no inicio do mês a Arya foi-se a baixo, vómitos, diarreias, letárgica e sem apetite. Fomos para o veterinário na manhã seguinte.

A Arya fez analises e raio-x, os resultados foram chocantes... A Arya não só estava claramente com uma obstrução parcial do intestino como nas analises apareciam as consequencias de raticida!

Agora para quem não conhece a nossa casa, é um pequeno apartamento rés-do-chão com um terraço totalmente murado nas traseiras. A rua é toda da senhoria da casa e andava ai um problema de ratos, ela avisou e pôs ratoeiras em vários pontos, bem longe dos nossos animais, das crianças e da passagem no geral. Acontece que caso os nossos animais comam um rato que ingeriu raticida esse veneno passa "automaticamente" para o organismo dos nossos cães/gatos. Por isso só pode ter sido isso que aconteceu. Medicámos e "tratámos" os danos causados pelo veneno e cruzamos os dedos.

Passo 2 era perceber e tratar a tal "obstrução", não era visível nenhum objecto estranho mas havia muita irritação e gás acumulado. Através do exame retal o que é que o veterinário retira? PLÁSTICO! Pequenos pedaços de plástico rígido inteiro e bicudo! A nossa reacção foi de choque completo! "De onde raio é que isso apareceu?!"...

Ok, o assunto era ainda mais sério e assustador que pensávamos... Anemia e desidratação instaladas, o tempo de reacção e outros "exames/analises" mostravam que não só existia uma grande infecção como uma grande hemorragia interna.

Soro "suplementado", antibiótico, protector para os estômago e rezar que ela pare de vomitar. Não parou... passou-se mais de uma semana sem parar de vomitar, e a viver graças ao soro. Passou de quase 25 kg para 16 kg. E o nosso desespero aumentava conforme a nossa esperança decaia...

A Arya mostrou uma vontade de viver e força completamente arrebatador, mas neste dia horrível ela perdeu a batalha.

Nunca vamos esquecer esta cadela perfeita. Este ser que tanto amor nos deu,que ajudou a minha filhota a crescer e era a sua melhor amiga. Que era um excelente cão de trabalho e um melhor ainda membro da família.

Não cometam os mesmos erros, ao mínimo sinal contactem o vosso veterinário de confiança, e salvem os vossos animais.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page