top of page

Coprofagia canina. O meu cão come cocó...

Este é um tema bastante recorrente e normal, embora muito pouco agradável para todos os donos.

Pode ter variadas causa e é normalmente tratável.

O que é?

Este comportamento afectar uma grande percentagem de cães.

A coprofagia canina trata-se da ingestão das próprias fezes ou as de outros animais. Embora a maioria dos casos de coprofagia pareça ser puramente comportamental, existem de fato numerosos problemas médicos que podem causar ou contribuir para a coprofagia. Esses problemas devem ser descartados antes que um diagnóstico puramente comportamental possa ser feito.


Porquê?

O porquê é mais difícil de definir que o que é.

Qualquer problema médico que leve a uma diminuição na absorção de nutrientes, por exemplo, pode aumentar o apelo das fezes do cão, podendo levar este a muito basicamente "confundir" as fezes por comida.

Primeiro que tudo é preciso confirmar com o veterinário que não haverá nenhum problema de saúde que possa estar a afectar o cão.

Má nutrição, pura e simplesmente os problemas causados por esta questão são uma das principais causas para a coprofagia.

Uma alimentação deficiente em certos minerais e nutrientes pode levar o cão a procurar estes noutro lado, nomeadamente matéria fecal, própria ou de outros animais.

Descartado o problema físico e a má nutrição podemos assumir que é um problema comportamental, a coprofagia está normalmente associada ao stress, a ansiedade de separação ou o medo podem muitas vezes levar a este comportamento.


Entre as causas médicas mais comummente apontadas encontramos:

  • Deficiências de enzimas digestivas e parasitas São talvez a causa médica mais comuns para esta condição. Ambas afectam a absorção de nutrientes no cão, causando assim a saída destes mesmo nutrientes praticamente inteira nas fezes. O cão vai sentir a presença desses nutrientes e irá comer as fezes como meio de os recuperar.

  • Diabetes, doença de Cushing, problemas de tiróide Estas doenças podem causar um aumento no apetite do cão, e a fome pode levar o cão a comer literalmente qualquer coisa, desde pedras a fezes, próprias ou de outros animais. Um cão que esteja numa dieta de restrição de calorias também pode compreender neste comportamento, pela exacta mesma razão.

  • Problemas de pâncreas Se tiver algum problema no pâncreas que não o deixa assimilar correctamente os nutrientes da comida, por exemplo, é provável que o seu cão procure e compense esta carência nos seus excrementos.


A coprofagia é mais comum em cachorrinhos, e normalmente passa com a idade. Nestes as causas podem incluir:

  • Medo de ser repreendidos, um cachorro que defecou "fora do sitio certo" pode comer as fezes como forma de apagar as provas para evitar ser repreendido.

  • Copiar a mãe, as fêmeas costumam comer as fezes dos filhotes como forma de defesa, um ninho limpo emite menos cheiro, o que por sua vez atrai menos perigos. Os cachorros mais novos têm tendência a copiar a mãe em tudo e este comportamento pode ter sido apreendido dessa forma.

  • Parasitas ou falta de enzimas digestivas, resultado de uma doença ou má nutrição.

  • Simplesmente brincadeira, os cachorrinhos são animais extremamente curiosos e a sua forma preferida de explorar é roer e mordiscar tudo.

Já num cão adulto, para alem das possíveis causas acima referidas, pode ser um comportamento causado por variados factores causadores de stress.

Esse stress pode levar o cão a ingerir fezes como forma de simplesmente chamar a atenção ou evitar lidar com a causa do stress. Leia no nosso blog o artigo completo relativo ao stress no cão aqui.


Comer as fezes de outros animais

Aqui a questão é outra. As fezes de gatos e as de alguns outros animais geralmente têm atributos atraentes suficientes (odor, textura e sabor), para superar o fato de serem resíduos fecais. Os cães que comem as fezes dos herbívoros podem ser atraídos para a vegetação digerida, que são muitas vezes ricas antioxidantes e imunoestimulantes e podem estar a ser utilizadas pelos cães puramente pelos seus "benefícios nutricionais"...

De fato, as próprias fezes no geral raramente são desagradáveis para os cães. É um dos odores pelos quais eles são constantemente atraídos ao investigar seu ambiente.


Cuidado para não reforçar

Sendo um algo extremamente desagradável para os donos, é provável que o cão se aperceba que consegue a sua atenção facilmente desta forma. É preciso ter cuidado, principalmente com cães em fase de aprendizagem, para não reforçar este comportamento. Se o cachorrinho se estiver a sentir aborrecido e você não lhe der estímulos suficientes o cão pode usar este comportamento simplesmente como forma de chamar a sua atenção.


Como resolver/tratar

Primeiro que tudo, se for uma questão médica há que obviamente a tratar junto do veterinário do seu cão.

Em segundo lugar, evite os castigos. Não só irão muito provavelmente confundir o cão como irá estar a reforçar o comportamento pois o cão normalmente assume que está a ser repreendido por fazer as suas necessidades e irá ter mais tendência a comer para "eliminar a prova do crime".


Uma forma simples de evitar este comportamento é simplesmente recolher imediatamente as fezes e limpar o local, assim o cão não poderá comê-las.

Exemplo de produto inibidor da coprofagia.
Exemplo de produto inibidor da coprofagia.

Não sendo possível limpar imediatamente, ou não ser sequer aplicável, existem alguns medicamentos de venda em veterinária (existem também alguns de venda ao balcão) que criam um cheiro e/ou sabor desagradável para o cão, normalmente basta alimentar o animal que produz as fezes que o cão come (por exemplo no caso de um cão que come as fezes do gato, os produtos são aplicados ao gato). Consulte o seu veterinário ou por exemplo pet-shop e peça esses produtos assim como as indicações sobre como usar correctamente.

Em relação a fezes de outros animais ou em locais onde não podemos controlar o ambiente, temos obrigatoriamente de controlar os nossos próprios cães, andar com o cão à trela e ter atenção ao que ele está a fazer. Pode ainda reforçar o bom comportamento, ou seja elogiar e/ou recompensar quando o cão tem o comportamento normal de ignorar ou cheirar as fezes que encontra sem comer.


Esperamos que a leitura deste artigo tenha sido útil e esclarecedora.

Para ajuda mais personalizada por favor entre em contacto directo connosco.

Obrigado, Cães do Oeste


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page